CASA MUSEU BISSAYA BARRETO

Esta que é hoje uma Casa Museu foi, durante quase 50 anos, a residência particular de Fernando Bissaya Barreto (1886-1974), eminente catedrático de Medicina da Universidade de Coimbra, médico cirurgião, humanista e filantropo, referência maior da história da assistência e medicina social em Portugal.

 Uma visita a esta Casa Museu proporciona uma aproximação aos seus espaços de intimidade e recolhimento.  

O edifício e as suas particularidades arquitetónicas, o jardim e a sua estética decorativa e ornamental, o recheio mobiliário e as coleções de arte, revelam a importância que os valores da Beleza, da Ordem, da Perfeição e da Estética representaram na vida de Bissaya Barreto. Grandezas de importância que não reclamou apenas ao seu bem-estar pessoal mas que impôs à construção e ornamentação dos inúmeros estabelecimentos assistenciais, por sua ação edificados, na região centro do país.

Redes Sociais:

Morada:  Rua da Infantaria 23 (aos Arcos do Jardim, defronte ao Jardim Botânico)

3000-219 Coimbra

Telefone:  +351.239 853 800 | +351.239 800 400 (geral)

  • Facebook

Horario:

Maio a Setembro
De terça a sexta: 11h00 -13h00 
                             15h00 – 18h00
Sábados e Domingos:  15h00 – 18h00
Outubro a Abril
De terça a sexta-feira: 11h00 – 13h00                                                                   
                                     15h00 – 18h00
Encerra à segunda-feira e dias feriados.

Idiomas: 

​Características e serviços:

  • Visitas Guiadas: Aceitam-se marcações prévias para grupos, ajustando-se os horários à necessidade desses mesmos grupos.

  • Acesso para as pessoas com mobilidade reduzida

  • Aprens. interativas e audiovisuais: APP (Português e Inglês)

Forma de Pagamento:

Coordenadas: 40.2088571,-8.4305139

Autocarro: Dentro da cidade poderá utilizar a Rede de Autocarros Urbanos, (SMTUC site) Para utilizar estes transportes urbanos deve adquirir um cartão recarregável, o que lhe permite viajar pela cidade, ou pode comprar bilhete dentro do autocarro (fica mais dispendioso).

A Rede-Expressos tem vários autocarros diários que lhe permitem fazer o trajeto até Coimbra, partindo de Lisboa ou do Porto. Poderá consultar o site da Rede Expressos site

Comboio: Pode chegar a Coimbra de comboio a partir de Lisboa ou do Porto.

 

A partir da Estação da Gare do Oriente poderá fazer o trajeto Lisboa-Coimbra. Esta viagem tem a duração de cerca de 1h30 a 2h dependendo se usar o Intercidades ou o Alfa Pendular, e tem várias opções ao longo do dia (a algumas horas mais do que um por hora).

 

A partir da Estação de Campanhã poderá fazer o trajeto Porto-Coimbra. Esta viagem tem a duração de cerca de 1h, e tem várias opções ao longo do dia (praticamente de hora a hora).

Conheça os horários. link

Carro: Clique em no link para escolher e/ou modificar o seu trajeto.