MOSTEIRO  DE  SANTA  CRUZ

Fundado em 1131 no exterior das muralhas de Coimbra, o Mosteiro de Santa Cruz foi a mais importante casa monástica nos primeiros tempos da monarquia portuguesa. 

Neste Mosteiro poderá encontrar os túmulos de D. Afonso Henriques e D. Sancho I, impulsionadores desta obra, conjuntamente com a Ordem dos Cónegos Regrantes de S. Agostinho.

Outrora terá sido uma importante escola medieval, e ao longos dos séculos foi-se afirmando como centro cultural e intelectual do reino de Portugal.

O espaço foi sofrendo alterações até ao reinado de D. João I, quando é construído o actual Jardim da Manga e seus claustro que vale a pena a visitar. 

No interior do Mosteiro, não deixe de apreciar as abóbadas e azulejos barrocos, a sacristia, o órgão barroco e o seu coro alto. Poderá ainda conhecer algumas peças da história e religião em Portugal numa visita ao Museu de Arte Sacra deste Mosteiro.

 

É Monumento Nacional desde 1910. Desde 2016  tem estatuto de Panteão Nacional.

Morada:  

Praça 8 de maio 

3000-300 Coimbra

Telefone:  +351 239 822 941

Horário:

Segunda a Sexta: das 09h às 17h

Sábados: das 09h às 12h30 e das 14h às 17h

Domingos: das 16h às 17h30

Entrada: €3,00

Idiomas: 

Forma de Pagamento:

Coordenadas: N 40 12.653 W 008 25.742’  (40.21088, -8.42903)   

Autocarro: Dentro da cidade poderá utilizar a Rede de Autocarros Urbanos, (SMTUC site) Para utilizar estes transportes urbanos deve adquirir um cartão recarregável, o que lhe permite viajar pela cidade, ou pode comprar bilhete dentro do autocarro (fica mais dispendioso).

A Rede-Expressos tem vários autocarros diários que lhe permitem fazer o trajeto até Coimbra, partindo de Lisboa ou do Porto. Poderá consultar o site da Rede Expressos site

Comboio: Pode chegar a Coimbra de comboio a partir de Lisboa ou do Porto.

 

A partir da Estação da Gare do Oriente poderá fazer o trajeto Lisboa-Coimbra. Esta viagem tem a duração de cerca de 1h30 a 2h dependendo se usar o Intercidades ou o Alfa Pendular, e tem várias opções ao longo do dia (a algumas horas mais do que um por hora).

 

A partir da Estação de Campanhã poderá fazer o trajeto Porto-Coimbra. Esta viagem tem a duração de cerca de 1h, e tem várias opções ao longo do dia (praticamente de hora a hora).

Conheça os horários. link

Carro: Clique em no link para escolher e/ou modificar o seu trajeto.

​Características e serviços:

  • Visitas Guiadas: Por marcação.

  • Lojas

  • Acesso para as pessoas com mobilidade reduzida: Só dentro da Igreja

  • Conteúdos Interpretativos do Espaço