top of page

Primeiras Jornadas Turismo Ibérico reúnem cerca de mil pessoas para debater o setor


Entre os dias 27 e 28 de Fevereiro, o Grande Hotel de Luso, recebeu cerca de mil pessoas no decorrer das Primeiras Jornadas Turismo Ibérico, organizadas pelo GRUPO GALA.

“O grande objetivo das jornadas passa por ver Portugal e Espanha como um destino único e o território ibérico como um todo. A Península Ibérica é o maior destino turístico do mundo e, por isso, a partir destas jornadas, é nosso objetivo começar a trabalhá-lo como um só, sem fronteira”, refere Miguel Martins, diretor geral do Grupo Gala, durante a sessão de abertura das jornadas, que contou ainda com as declarações de Javier Ramírez Utrilla, Director General do Turismo Castilla y León, e de João Diniz, administrador do Grande Hotel de Luso, onde decorreram as jornadas nesta primeira edição.

As Jornadas constituíram um grande êxito, com 10 painéis repletos de interesse, que reuniram especialistas na atividade turística vindos de Portugal e Espanha. No primeiro dia, falou-se de “Museologia, Património Religioso e Turismo. Que relação?”, através da voz do Pd. Nuno Santos (Reitor Seminário Maior Coimbra), Fátima Eusébio (Coordenadora Dep. Bens Culturais, da Diocese de Viseu), Ivo Pimentel (Administrador Executivo Fundação Bissaya Barreto) e Javier Quintana (Dirección General de Patrimonio Cultural, da Junta de Castilla y León); “Na rota do Turismo Ibérico”, com a partilha de José Manuel Valmaña Villarroya (Concejal de Promoción Turistica, do Ayuntamiento de Teruel), Maria de Lurdes Vale (Delegada Turismo de Portugal em Espanha), Tiago Gomes (Diretor Geral do Hotel Villa Batalha e Hotel D. Luís, em Elvas) e de Luís Coito (Turismo de Portugal).

Da parte da tarde falou-se de “Novas oportunidades no turismo e novos produtos”, com a participação de Danilo Guimarães (Grutas da Moeda), Alex Gesse (Terapia do Bosque), Alexandre Marto (Administrador Fatima Hotel Group) e João Diniz (Administrador Grande Hotel de Luso), e para finalizar, Ignacio Ruiz (Universidad Complutense Madrid), Eugénia Deville (Diretora da Licenciatura em Turismo - ESEC), Ana Paula Pais (Coordenadora da rede de escolas de hotelaria do Turismo de Portugal) e Sara de Brito Filipe (Diretora Escola Superior de Gestão de Idanha-a-Nova, do IPCB) falaram sobre o atual panorama d'“O ensino e o mercado de trabalho” no sector.

Já no segundo dia dos trabalhos, foram abordadas temáticas como “A importância dos media e das feiras do sector na decisão do turista" com a participação de Julio Rubio (Diretor revista TURISMO), Alberto Alonso (Diretor Feria Valladolid), Ricardo Durán (Diretor Fundacion Semana Verde Galicia) e Sérgio Silva (Bookitur). Para fala de “Turismo e autarquias, casos de sucesso”, estiveram presentes Walter Chicharro (Presidente Municipio Nazaré), Armindo Jacinto (Presidente Municipio Idanha-a-Nova), Luís Antunes (Presidente Município Lousã) e Alberto Casero Ávila (Alcalde de Trujillo).

No último painel destas jornadas, tivemos a oportunidade de conhecer a visão de Pedro Machado (Presidente Turismo Centro de Portugal), de Maria del Carmen Pita Urgoiti (Directora Promoción de Agencia de Turismo de Galicia), de Francisco Martín Simón (Director General Turismo da Junta de Extremadura) e Teresa Ferreira (Diretora do Departamento de Desenvolvimento e Inovação – Turismo de Portugal) quanto à temática "Turismo Ibérico: Que estratégia de Futuro".

Nestes último dia de Jornadas, decorreu ainda a apresentação do novo produto do GRUPO GALA, o "Anda Comigo". À venda por 10€, o "Anda comigo" é uma caixa que contém propostas em Portugal e Espanha e pretende incentivar o turismo na Ibéria. "Quem tiver o pacote pode levar um acompanhante a um museu ou a um monumento e comprar dois bilhetes pelo preço de um. O mesmo acontece para refeições, atividades de lazer e outras experiências. Além disso, pode contar com informação atualizada sobre os horários e outros pontos de interesse na região onde está", explicou Miguel Martins, diretor-geral do Grupo Gala, responsável pela organização das Jornadas.

A sessão de encerramento, o presidente da entidade organizadora, José Mendez, falou dos projetos futuros do GRUPO GALA e da importância para o trabalho em rede entre as várias entidades ibéricas. Cooperação é a principal conclusão e a grande resposta ao desafio lançado pelo grupo Gala com as primeiras jornadas de turismo Ibérico que decorreram no Luso.

Este evento contou com o apoio do Turismo Centro de Portugal, os jornais Diário de Aveiro, Diário de Coimbra, Diário de Leiria e Diário de Viseu e o Grande Hotel do Luso.


Posts Recentes
Posts Em Destaque
bottom of page