top of page

Na Rota da UNESCO: à Descoberta de Alcobaça, Batalha e Tomar


Na zona Centro de Portugal é possível visitar alguns dos mais importantes Monumentos considerados Património Mundial pela UNESCO.

Comece por visitar o Mosteiro de Santa Maria de Alcobaça, seguindo para a Batalha. A cerca de 40 min da Batalha, poderá visitar o Convento de Cristo em Tomar.

Mosteiro de Santa Maria - Alcobaça

"Quem passa por Alcobaça, não passa sem lá voltar", e não é para menos. É nesta cidade que podemos visitar uma das mais poderosas abadias da ordem de Cister, doada pelo 1º Rei de Portugal, D. Afonso Henriques, a Bernardo de Claraval. Começou a ser erguida em 1178, tornando-se a primeira obra em Portugal com um estilo verdadeiramente Gótico.

De grande destaque é o Deambulatório, a Sala do Capítulo, a Sacristia, a Capela das Relíquias, o Parlatório, o Dormitório, a Sala dos Monges, o Refeitório, a Cozinha Velha e Nova, os túmulos de D. Afonso II (1185-1123) e D. Afonso III (1210-1279) e os muito famosos túmulos de D. Pedro e D. Inês de Castro, naquela que é considerada uma das mais trágicas histórias de amor de Portugal.

Mosteiro de Santa Maria da Vitória - Batalha

Considerado um dos símbolos mais marcantes da Dinastia de Avis, o Mosteiro de Santa Maria da Vitória, na Batalha, foi mandado construir em por D. João I - Mestre de Avis - como forma de agradecimento à Virgem Maria, pela vitória do povo português na Batalha de Aljubarrota. A par com o Mosteiro de Alcobaça, apresenta um estilo Gótico, sendo considerado por muitos o grande monumento do Gótico em Portugal, e foi com a construção deste mosteiro que se estreou a "Arte Manuelina". Neste Mosteiro é ainda possível conhecer o mais importante núcleo de Vitrais Medievais Portugueses.

Alguns anos após o início da sua construção, as suas obras são terminadas "abruptamente", possivelmente por se terem iniciado as obras do Mosteiro de Belém, tendo sido retomadas em 1840. Do projeto inicial correspondem as várias dependências monásticas, como a Sala do Capítulo, o Refeitório, a Sacristia, a Igreja e o Claustro, entre outros, assemelhando-se em muito em termos estruturais este projecto ao “vizinho” Mosteiro de Alcobaça.

Convento de Cristo - Tomar

Construído sobre um lugar de culto romano, este vasto conjunto monumental fala-nos de 7 séculos da História de Portugal. Espaço mítico conhecido como "A Casa dos Cavaleiros Templários", foi sede da Ordem do Templo (até 1314) e da Ordem de Cristo (a partir de 1357). Foi aqui que o Infante D. Henrique preparou as Descobertas.

Uma das características deste monumento é a sua grande quantidade de claustros, sendo raro, em todo o Mungo, a existência de edifícios com tantos claustros como o Convento de Cristo. Um dos apontamentos arquitectónicos mais importantes é a Charola romância da Igreja e a Janela Manuelina da Sala do Capítulo.

Junto ao Convento de Cristo, pode ainda visitar o Castelo Templário e a Mata dos Sete Montes, um espaço de grande valor natural e paisagístico.

Posts Recentes
Posts Em Destaque
bottom of page